Comissão apresentará relatório final de revitalização da Avenida Soares Lopes
Será realizada no dia 24 deste mês, às 15 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, a audiência pública para apresentação do relatório final do projeto de urbanização da Avenida Soares Lopes. A comissão, composta por seis vereadores e presidida pelo vereador Vinícius Alcântara (PV), teve o apoio do coletivo Delibera Brasil, em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus e Arapyaú, um movimento democrático e sem fins lucrativos que ouviu vários segmentos da sociedade, que aplicou da metodologia MINIPÚBLICO.
O relatório deve apresentar um projeto com base em soluções que atendam as demandas de vários setores e para isso, além dos moradores da avenida, representantes de vários segmentos como Mobilidade e Segurança, Turismo, Indústria, Comércio e Educação integraram o grupo de conteúdo. As sugestões também foram coletadas por meio de questionário online e por meio de urn espaço instalado na recepção da Câmara de Vereadores.
Aconteceram nove audiências públicas, todas disponíveis no canal YouTube da Câmara de Vereadores de Ilhéus. A metodologia usada teve como base três pilares: análise de dados, participação comunitária e conhecimento técnico. Sendo assim, o projeto de revitalização surgiu a partir de uma pluralidade de públicos diante de suas principais demandas, é uma contribuição do legislativo municipal para nortear futuras votações bem como ações do executivo.
Urbanismo
Umas das áreas de maior potencial turístico da cidade de Ilhéus, a orla da Avenida Soares Lopes há tempos sofre com a falta de gestão efetiva do espaço. A área de aproximadamente 61 hectares, que guarda uma grande biodiversidade não oferece condições estruturais para que a população e os turistas frequentem.
O objetivo final do relatório é fazer com que a orla da Avenida Soares Lopes deixe de ser uma área abandonada e descuidada para se tornar um local atrativo à toda a população, que seja aproveitado de maneira sustentável, e colabore com o potencial turístico da cidade.
Fonte: Ascom Gabinete Sustentável Vereador Vinícius Alcântara