Itabuna promove Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down
A necessidade da implementação e manutenção de políticas públicas que assegurem a inclusão das pessoas portadoras da síndrome de down, as ações e conquistas do Núcleo Aprendendo Down, a educação inclusiva e as políticas de saúde para pessoas com deficiência foram principais temas discutidos, na sexta-feira (18), no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os assuntos foram debatidos durante o Seminário: “O Que Quer Dizer Inclusão?”.
Realizado para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, o evento foi aberto com a participação do provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, presidente do Centro de Estudos Professor Edggar Santos (Funcepes) e coordenador do Serviço de Nefrologia da SCMI, o médico Rodolfo Nascimento, e a médica Célia Kalil. O Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down é comemorado nesta segunda-feira (21).
O seminário contou com palestra do secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, que falou sobre “Políticas de Saúde para Pessoas com Deficiência”. Ele destacou ainda as ações implementadas que beneficiam pessoas com síndrome de down na capital baiana. Em seguida foi realizada a primeira mesa redonda do dia, com destaque para assuntos como “Ações e conquistas do Núcleo Aprendendo Down”, “Enfrentando a Pandemia, Compartilhando experiências” e “Intervenção Precoce”.
Educação inclusiva
“E a Educação Inclusiva” foi o assunto da segunda mesa redonda, que teve como debatedores as professoras Silvana Quadros, da Secretaria de Educação de Itabuna, Leila Portela, da Escola Carrossel, e Juilma Nogueira, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Itabuna). O evento foi encerrado com a palestra “Trissomia 21 e os prováveis impactos do Confinamento”, ministrada pelo psiquiatra Luiz césar Melo.
O seminário foi realizado pela Funcepes/SCMI, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Núcleo Aprendendo Down e teve o apoio da Associação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e Academia de Medicina de Itabuna. O evento contou com a participação da diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, Maria Carolina Reis, do médico Antônio Mangabeira, dentre outros profissionais de saúde, educadores, familiares e pessoas portadoras da síndrome de down.