Setur-BA planeja fomentar turismo rural na Costa do Cacau

Foi realizado, na última sexta-feira (11), no Sindicato Rural de Ipiaú, um seminário para discutir o fomento do turismo rural na Costa do Cacau. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), reuniu gestores públicos, empreendedores e representantes de associações agrícolas, da Desenbahia, do Sebrae e Banco do Nordeste.

“Estão aqui o Governo do Estado, representantes de diversos municípios, o trade turístico e instituições privadas. Estamos dando um exemplo, mostrando que a união, por meio do turismo, pode impulsionar a economia. Ipiaú e região têm um grande potencial para o turismo rural, que precisa ser mais explorado. Vamos começar o trabalho que servirá de exemplo para toda a Costa do Cacau”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Durante o seminário, foram apresentadas propostas de políticas públicas, abertura de linhas de crédito especiais, criação de uma legislação que ordene o setor e o incentivo à participação das agências de viagens na comercialização dos destinos rurais.

Proprietária de uma fazenda com atividades turísticas, Meire Agir elogiou a iniciativa da Setur-BA. “Temos restaurante, pesca esportiva, trilha ecológica, parque infantil, mirante e redários. Recebemos visitantes da Bahia e de fora. Fico feliz com essa iniciativa da secretaria, pois é necessário que alguém cuide do nosso segmento. Pretendo ampliar o meu espaço, com a construção de chalés para hospedagem”.

Para o prefeito de Boa Nova, Adonias Rocha, “o apoio aos empreendedores é uma das ferramentas para a geração de emprego e renda no turismo, aliada às ações do Estado e das prefeituras”.

O vice-prefeito e secretário de Turismo de Ipiaú, Cesário Costa, planeja incluir os passeios rurais no calendário de eventos da região. “Vamos montar roteiros de visitação em nosso município e cidades vizinhas, que oferecem fazendas, cachoeiras, piscicultura e produção de cacau e derivados, entre outros atrativos. Temos alguns eventos âncoras, em Ipiaú, como o São Pedro, um dos maiores da região; e o Festival de Chocolate, realizado em maio, que está indo para a quinta edição”.

Fonte: Secom Bahia

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.