Artistas se unem em prol da reforma da Casa de Cultura Jonas & Pilar

Desde setembro deste ano, o Instituto Macuco Jequitibá vem promovendo uma vaquinha virtual para arrecadar fundos em prol da ampliação e reforma do seu espaço físico: a Casa de Cultura Jonas & Pilar (CCJP). Localizada em Buerarema, a Casa é o único equipamento cultural que reúne diferentes grupos e iniciativas artístico-culturais no município, tais como teatro, música, dança, capoeira, oficinas e cursos de capacitação.

A iniciativa foi abraçada por vários artistas que começaram um movimento de apoio a chamada “Vaquinha da Casa”, compartilhando vídeos que incentivam as doações para a instituição. Entre os artistas que estão participando do movimento, estão nomes como: Carlos Betão, Gil Novaes, Vladimir Brichta, Igor Epifânio, Marcelo Flores, Jackson Costa, além do deputado Rosemberg Pinto.

Durante seus nove anos de existência, Casa de Cultura Jonas & Pilar- através do Instituto Macuco Jequitibá – vem promovendo atividades ligadas à arte, cultura, cidadania e meio ambiente e envolvendo a comunidade local e de cidades vizinhas. A CCJP, doada pela família do músico Marcelo Ganem, agora passa por reformas para ampliação interna e reparos externos, a fim melhorar a utilização dos espaços já dispostos na Casa, bem como de outros que vão surgir.

As doações podem ser feitas a partir de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) pela plataforma virtual Vakinha ou pelo PIX 15.579.258/0001-61 e através da conta Cc: 9127049780-3/ ag:0001 (Mercado Pago). As demais informações sobre a “Vakinha da Casa” estão disponíveis no site do Instituto Macuco Jequitibá: https://www.institutomacucojequitiba.org.br/ e nas redes sociais da Casa de Cultura Jonas & Pilar.

A Casa de Cultura Jonas & Pilar (CCJP)

Criada em 2012, a Casa de Cultura Jonas & Pilar é sede do Instituto Macuco Jequitibá, uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo promover atividades artístico-culturais, bem como de cidadania e cuidado com o meio ambiente no município de Buerarema-BA.

O espaço que inicialmente era a residência dos pais do cantor e compositor bueraremense Marcelo Ganem se tornou um território da arte, principal cenário/ambiente de trabalho de diferentes grupos artísticos do município, como o grupo de teatro A Tribo, o grupo de capoeira Raízes de Macuco e diversas trupes de dança. A Casa de Cultura conta atualmente com a Sala de Leitura Antônio Lopes que disponibiliza espaço para leitura e promove empréstimo de livros. Entre outras ações recentes na mobilização cidadã se destacam a Festa da Farinha e Histórias da Vila Macuco, projetos de preservação da memória local e estímulos à economia criativa e gastronomia tradicional.

Formação de público

Voltando o foco para as artes, além de proporcionar formação e estrutura para produtores locais, o espaço recebe artistas e espetáculos de diversos lugares, proporcionando formação de público e ampliação de seu repertório em fruição estética. Já passaram pela CCJP artistas como Carlos Betão, Marcelo Prado, Psit Mota, Andréia Pradho, Dan Ventura, Gil Novaes, Pawlo Cidade e muitos outros.

Em 2013 o Instituto recebeu o “Título de Utilidade Pública Municipal” e no ano seguinte o “Título de Utilidade Pública Estadual”, sendo a primeira entidade sem fins lucrativos a celebrar um convênio com o município para a manutenção de despesas físicas da sua sede.

Seja através do teatro, da dança, da música ou da capoeira, com a contação de histórias, oficinas, espetáculos, capacitações, manutenção de festas populares ou suporte a grupos locais, a CCJP tem sido referência na região pela constância de trabalho artístico e agitação cultural.

Serviço

O Quê: Vaquinha da Casa

Quando: Em curso

ONDE: Disponível no site do Instituto Macuco Jequitibá

https://www.institutomacucojequitiba.org.br/2021/09/exposicao-virtual-meu-cartao-postal.html

Contato: [email protected]

@casadeculturajonasepilar

https://www.facebook.com/institutomacucojequitiba/ http://www.institutomacucojequitiba.org.br

Cristiane Santana: 73 98835-8243| Produção

Jenyffer Santana: 73 98804-5577 | Assessoria de Imprensa

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.