SEC divulga resultado parcial do Programa Educar para Trabalhar
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta quarta-feira (27), o resultado parcial das 151.179 mil vagas do Programa Educar para Trabalhar. A ação foi promovida por meio de sorteio eletrônico em live no canal Educação Bahia, no Youtube. Os interessados têm até sexta-feira (29) para apresentar recurso com envio, exclusivamente, pelo e-mail [email protected]. O resultado final será divulgado neste sábado (30), no Portal da Educação.
As matrículas serão realizadas de forma automática, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, mas, caso seja necessário o envio de documentos ou informações, o candidato classificado terá cinco dias corridos para o envio à SEC, a partir da data da solicitação. O início das aulas será no dia 8 de novembro (1ª entrada) e 7 de fevereiro de 2022 (2ª entrada).
Perspectiva profissional
Para o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, a oferta cria uma maior perspectiva profissional para os estudantes. “Quanto mais podermos oferecer no Ensino Médio a formação profissional e tecnológica, mais estaremos ampliando os horizontes de nossos jovens”, destacou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, destacou a importância da oferta dos cursos para a comunidade escolar. “O Governo da Bahia não está medindo esforços para que todas as políticas públicas focadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, inclusive a Educação Profissional, sejam estendidas de forma mais inclusiva possível para que haja uma escola cidadã em todo o Estado”.
Durante o ano de 2021, o Educar para Trabalhar ofertou 200 mil vagas. Nesta nova etapa, as ofertas são para 43 cursos de 10 Eixos Tecnológicos, na modalidade Educação à Distância (EAD), de Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário. O objetivo é promover a qualificação profissional dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagens e maiores condições de inserção no mundo do trabalho, conforme as demandas dos setores produtivos dos Territórios de Identidade da Bahia.
Sobre os cursos
Os cursos terão duração média de três a cinco meses e serão ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A previsão é que as vagas sejam preenchidas por 2.656 turmas, com diversos cursos, dentre os quais os de Administrador de Banco de Dados; Agente Cultural; Agente de Gestão de Resíduos Sólidos; Agente de Informações Turísticas; Almoxarife de Obras; Assistente de Logística; Assistente Financeiro; Cerimonialista; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Organizador de Eventos e Produtor Cultural.