Itacaré vacina população acima de 20 anos contra a Covid-19
A Prefeitura de Itacaré realiza, a partir desta quarta-feira (4), o trabalho de imunização contra a Covid-19 para as pessoas com idade acima de 20 anos. Em Itacaré a vacinação acontece no Colégio Municipal Maria Benjamina, sempre das 8 às 12 horas e das 13h30min às 15h30min, de segunda a sexta-feira. Já em Taboquinhas a imunização acontece no Colégio Padre Edgard Torres, das 8 às 14 horas.
Paralelo a imunização dessa faixa etária de 20 anos, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, também vem realizando uma campanha com o objetivo de conscientizar todas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra o Covid-19 para a importância de tomar a segunda dose, como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra o coronavírus. A proposta é orientar para que todos os que tomaram a primeira dose retornem aos postos de vacinação nas datas que foram marcadas nos cartões.
O município continua sendo destaque na vacinação contra a Covid-19. Até a última sexta-feira já haviam sido aplicadas em Itacaré 15.242 doses da vacina, sendo 11.498 com a primeira dose e vacinadas 3.744 pessoas imunizadas com a segunda dose. Esses números representam 47,28% da população vacinada, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conscientização
A Prefeitura de Itacaré voltou a intensificar a campanha educativa com o objetivo de conscientizar todas as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra o Covid-19 para a importância de tomar a segunda dose, como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra o coronavírus. A proposta é orientar para que todos os que tomaram a primeira dose retornem aos postos de vacinação nas datas que foram marcadas nos cartões.
Através de cards, palestras e materiais nas redes sociais os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré vêm informando à comunidade que uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose. Em outras palavras, a primeira dose prepara o sistema imunológico para um ataque viral e a segunda aumenta a imunização, daí a importância do retorno.