Veja as entidades reconhecidas como Pontos e Pontões de Cultura da Bahia
A Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) divulga a sétima e última lista de entidades inscritas até o dia 17 de dezembro de 2020 para obtenção, através do processo de Certificação Simplificada, do reconhecimento como Pontos e Pontões de Cultura. Ao todo, 675 entidades de todos os territórios de identidade do estado foram reconhecidas. Confira a sétima lista de entidades certificadas aqui.
O processo de reconhecimento de novas entidades e coletivos culturais como Pontos e Pontões de Cultura foi iniciado em outubro do ano passado, visando a ampliação da Rede de Pontos na Bahia. Além disso, permitiu que mais entidades tivessem acesso ao edital Cultura Viva Bahia 2020, que investiu R$ 9.333.334,08 e contemplou 252 instituições culturais com premiações de R$ 37 mil para cada uma delas.
Confira todas as listas de entidades certificadas aqui.
Pontos e Pontões de Cultura – São instituições e coletivos reconhecidos como referência na realização de ações culturais nos territórios, caracterizados por possuírem ampla base social com poder de penetração em variadas comunidades, como grupos tradicionais, juventude, povos indígenas e quilombolas, dentre outros.
Diretoria de Cidadania Cultural – A DCC é responsável pela gestão da Rede de Pontos de Cultura da Bahia e pelas políticas relacionadas aos Pontos, em consonância com as políticas do Ministério da Cultura para o desenvolvimento e efetivação de direitos culturais, através do programa Cultura Viva. Órgão da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), a DCC trabalha pela consolidação da cidadania cultural, para garantir a ampliação do acesso público aos meios de produção, circulação e fruição cultural.