Embasa retira ligações clandestinas em condomínio na orla sul de Ilhéus
A Embasa vem intensificando o combate aos chamados “gatos” de água em diversos pontos de Ilhéus. Na semana passada, os técnicos da empresa retiraram sete ligações clandestinas na rede distribuidora de água no condomínio Brisas do Mar, empreendimento de alto padrão na orla da zona sul da cidade. Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime, e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente.
Segundo a Embasa, “o usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas e corte no abastecimento do imóvel. A população também pode participar do esforço de combate ao furto de água, denunciando situações suspeitas pelo telefone 0800 0555 195, inclusive de forma anônima”.
Distribuição de água
No levantamento divulgado no último mês de maio, a Embasa informa que a cobertura da rede de distribuição de água em Ilhéus chega a 97% da zona urbana e também beneficia mais seis distritos da área rural –Sambaituba, Aritaguá,São José, Couto, Santo Antônio, Banco Central e Olivença, única estância hidromineral localizada no litoral brasileiro.
Segundo o levantamento, o sistema de abastecimento de água de Ilhéus atende, atualmente, 58.991 domicílios, o equivalente a uma população de 174.489 habitantes por meio de uma malha de 519.220 metros de tubulações. Nos últimos 14 anos, graças aos investimentos realizados na ampliação do acesso aos serviços de água, o município teve um incremento de 58,5% no número de ligações de água. Ilhéus conta com cinco estações de tratamento de água – Centro, Distrito, Pontal, Olivença e Banco Central – e três barragens de captação localizadas nos rios Iguape, Santana e Tororomba.
Ilhéus já tem firmado com a Embasa o contrato de programa para a prestação de serviços de água e esgotamento sanitário nos próximos 30 anos. De acordo com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, estão em curso outras obras e projetos para atender a demanda futura gerada pelo desenvolvimento do município.