Câmara de Ilhéus debate a LDO municipal com técnicos da Prefeitura
A Câmara Municipal de Ilhéus, realizou audiência pública, nesta segunda-feira (19), para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com técnicos da Prefeitura, com as participações dos vereadores Alzimário Belmonte, Gurita (PSD), líder do governo na Câmara; Enilda Mendonça (PT), Tandick Resende (PTB) e Kaíque Souza (Podemos). LDO é a lei que contém o planejamento da elaboração do orçamento (LOA) do município para o ano seguinte, estabelecendo prioridades e metas a partir de um refinamento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).
Esta foi a primeira das duas audiências obrigatórias que a Câmara deve realizar para debater o tema. A próxima está marcada para o próximo dia 28, às 9 horas, no plenário Gilberto Fialho, do Palácio Teodolindo Ferreira, sede do Legislativo. Em função das medidas de segurança impostas pela pandemia, a população deverá acompanhar e participar da audiência através das redes sociais da instituição, com transmissão ao vivo da TV Câmara. As audiências públicas são de responsabilidade da Comissão de Finanças da Câmara.
Importância do diálogo
A audiência pública desta segunda-feira foi comandada pelo vereador Gurita, também presidente da referida comissão. Muitas vezes – conforme reconhece a vereadora Enilda Mendonça – as expectativas sobre as obras e investimentos não “batem” com as ações governamentais, justamente pela falta de diálogo entre o governo e a sociedade. Os parlamentares Kaíque Souza e Tandick Resende também destacaram a importância deste diálogo com os técnicos do Executivo e a da participação da população.
Para Milton Nascimento, diretor de orçamento da Prefeitura Municipal de Ilhéus, a montagem de uma estrutura a partir da alocação de recursos realizada na escuta dos anseios populares é fundamental para a gestão pública e para os ilheenses. Um convite foi feito pelo diretor de Orçamento do município para que, no fim de julho, parlamentares e membros da comunidade integrem o dialogo da construção do orçamento através do PPA.