Webnário sobre igualdade étnico-racial marcará “Maio Cigano” na Bahia

Acontece nesta sexta-feira (21), em alusão do Dia Nacional dos Povos Ciganos, o webnário “Igualdade étnico-racial para a preservação da vida e história do povo cigano”. A atividade acontece no youtube da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a partir das 10h, reunindo lideranças e representações institucionais que falarão sobre os desafios e conquistas no campo da visibilidade e políticas públicas para o segmento.

O palestrante será o cientista social Igor Shimura que atuou por quase 20 anos na Associação ASAIC, organização formada por ciganos e não cigano, com projetos de assistência e apoio a comunidades ciganas em diferentes estados brasileiros. Atualmente é presidente do Instituto PluriBrasil, que trabalha em ações contra o racismo e a discriminação étnica.

Participam do evento a titular da Sepromi, Fabya Reis; o professor e liderança do segmento cigano, Jucelho Dantas, que integra a Comissão Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT); o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho; dentre outras representações de órgãos estaduais.

A live contará, ainda, com depoimentos, poesias e outras atividades culturais em saudação aos saberes e fazeres do povo cigano. Ao longo destes dias, através das redes sociais, uma série de depoimentos será publicado para aprofundar o debate, a visibilidade e a defesa dos direitos dos povos ciganos.

Segundo a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial,há presença de pelo menos três etnias ciganas no Brasil: Calon, Rom e Sinti. Cada uma dessas etnias tem línguas, culturas e costumes próprios. Os Rom brasileiros pertencem principalmente aos subgrupos Kalderash, Machwaia e Rudari, originários da Romênia; aos Horahané, oriundos da Turquia e da Grécia, e aos Lovara. A eles se juntam os Calon, com grande expressão em todo o território nacional, oriundos da Espanha e Portugal. Os Sinti chegaram em nosso país principalmente após a Primeira e Segunda Guerra Mundial, vindos da Alemanha e da França.

Serviço:

O quê: Webnário “Igualdade étnico-racial para a preservação da vida e história do povo cigano”.

Quando: Sexta-feira, 21 de maio de 2021, a partir das 10h.

Onde: Canal da Sepromi no Youtube (youtube.com/SepromiBahia

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.