Defesa Civil de Ilhéus alerta para alto volume de chuvas
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) da Prefeitura de Ilhéus alerta para grande volume de chuva no território de Ilhéus até a próxima quinta-feira, 22 de abril. O órgão informa que o índice pluviométrico esperado para hoje, amanhã e quinta-feira, é de 48 mm.
“As atenções devem ser redobradas, pois as chuvas desse período serão de curto tempo, porém, em maiores quantidades. Além disso, por termos passado um grande período de tempo sem chuvas expressivas, os terrenos ficam mais vulneráveis. Estejamos em alerta”, enfatiza Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil.
Feriado de São Jorge
O dia de São Jorge, padroeiro diocesano de Ilhéus, será celebrado, excepcionalmente neste ano, em 24 de abril. O feriado foi transferido do dia 23 para 24, conforme decisão publicada em decreto municipal. A medida visa conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade e evitar aglomerações, visto que nesta quarta-feira (21) será feriado nacional, em comemoração ao Dia de Tiradentes.
Sendo assim, na sexta-feira (23), o expediente nas repartições públicas municipais será mantido em horário normal. Já no feriado de Tiradentes haverá suspensão do expediente administrativo, ressalvadas as atividades e os serviços considerados de natureza essencial.
Carro fumacê
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Até o dia 26 de abril, o carro fumacê percorrerá as seguintes localidades: São Domingos, São Miguel, Sapetinga, Ilhéus II, Nova Brasília, Pontal, Pacheco, Tapera, Fundão, Malhado e Cidade Nova, das 17h às 22h.
O setor de Combate às Endemias, responsável pela execução do serviço, informa que o fumacê é utilizado em períodos específicos ao longo do ano para eliminar o Aedes aegypti na fase adulta. O veículo percorre todos os bairros, priorizando aqueles que apresentam maiores índices de infestação.
Confira as datas e os locais atendidos:
Terça-feira (20/04) – São Domingos / São Miguel
Quarta-feira (21/04) – Sapetinga
Quinta-feira (22/04) – Ilhéus II
Sexta-feira (23/04) – Nova Brasília / Pontal
Sábado (24/04) – Pacheco e Tapera
Domingo (25/04) – Fundão
Segunda-feira (26/04) – Malhado e Cidade Nova
A passagem do veículo é ação complementar e não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. A população também deve contribuir com a ação preventiva, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.