Carlos Pitta faz live em homenagem a Luiz Gonzaga e Lênio Braga
O cantor e compositor baiano Carlos Pitta apresenta a Live Musical “Portal Gonzagueano”, nesta quarta-feira (14/04), às 21 horas. O projeto tem a produção musical do músico instrumentista (violonista) André Barreto, e presta homenagem à obra de Luiz Gonzaga e ao artista plástico Lênio Braga, pela criação de um painel em azulejos na estação rodoviária de Feira de Santana, em 1967, um verdadeiro mapa da cultura sertaneja e das coisas do sertão.
Na Live, Carlos Pitta apresentará muitas canções autorais, xotes, baiões e galopes. Com acompanhamento de grandes músicos, num clima eletro acústico.O projeto tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Programa Aldir Blanc/Bahia), via Lei Aldir Blanc direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo,Governo federal.
A Live poderá ser vista no canal André Barreto/YouTube.
Biografia
Carlos Pitta estreou profissionalmente em disco no ano de 1981, com o premiado “Águas do São Francisco – Lendas” Selo Chantecler – Continental”, disco totalmente feito dentro da linguagem do cordel de herança medieval. Em 1982, lançou “Coração de Índio”, pela gravadora Continental. Neste trabalho, iniciando uma parceira com o poeta tropicalista José Carlos Capinan. Disco no qual foram gravadas músicas de Gilberto Gil, Edu Lobo dentre outros.
Em 1984, através do Selo Independente Studio de Invenções, Carlos Pitta lançou o disco “Brisa” tendo a participação de músicos renomados, a exemplo de Antonio Adolfo, João Donato, Maurício Einhorn, Robertinho Silva, Paulo Rafael, Oberdan Magalhães, Severo e outros. Em 1986, em parceira com a poetisa Myriam Fraga e o Artista Plástico Calazans Neto, Carlos Pitta lançou o disco “A Lenda do Pássaro que Roubou o Fogo”, com arranjos do maestro Lindenberg Cardoso e apresentação do escritor Jorge Amado.
Com o lançamento do disco “Feliz”, Gravadora RCA Victor em 1988, veio o primeiro sucesso popular nacional com a música Cometa Mambembe (“Tenha fé no Azul que tá no Frevo, que Azul é a cor da Alegria…”). Neste disco, contou com participações de músicos como Dominguinhos e Carlinhos Brown. Reunindo uma Seleção de Sucessos Populares de sua autoria. Lançou “Tapete Mágico” pelo selo Stalo – Poligram em 1990. Em 1992, com a regravação da música “Adeus Mariana” do sanfoneiro gaúcho Pedro Raimundo, no disco “Sete Luas” mais um Sucesso. O disco foi lançado pela Stalo – Poligram. “Dias de Luz”, Gravadora Polidisc – Soni Music (1994) é o oitavo disco de Carlos Pitta e o primeiro lançamento em CD.