Artista apresenta projeto Histórias Contadas em Tecidos na internet
O projeto Histórias Contadas em Tecidos – Ancestralidade e Pertencimento será apresentado no formato virtual pelo artista plástico Alberto Pitta, através de website e redes sociais, dia 28 de janeiro. Além disso, ficarão registradas as lives realizadas falando do processo criativo das estampas do canal no Youtube.
Histórias Contadas em Tecidos é uma proposta de promoção da cultura afrobaiana, representada através das estampas que Alberto Pitta vem desenvolvendo há 40 anos, por meio de trabalhos de pesquisas e criações artísticas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Alberto Pitta é um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afrobaianas. Ele utiliza símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração. Destaca-se no cenário artístico e cultural da Bahia, sobretudo no que se refere ao carnaval dos blocos afro, afoxés e de índios em Salvador.
Nos últimos 22 anos, Alberto Pitta tem se dedicado também na produção e concepção artística do Cortejo Afro, bloco que vem ressaltando o resgate de valores estéticos no carnaval de Salvador, com estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade.
Códigos e símbolos
No seu currículo, além da produção dos ensaios da banda e dos desfiles de carnaval do Cortejo Afro desde 1999, consta também exposições em Frankfurt, Angola, EUA, França, Londres além de participações em festivais de cultura nacionais e internacionais. Sua vivência dentro de terreiros de candomblé favorece e estimula a criação artística, possibilitando assim, a extração do essencial para a interpretação de códigos e símbolos.
“Pretendemos ofertar um espaço de materialidades visuais históricas, consistindo em uma exteriorização da simbologia afro-religiosa em Salvador, ao mesmo tempo em que representamos lugares sagrados de criação artística”, destaca Pitta.
Acompanhe nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/historiasemtecidos/
Facebook: https://www.facebook.com/historiasemtecidos/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBxerBMwzR_qlr5X8E9GrTg
Website: historiasemtecidos.com.br/
Fonte: Secult/BA