Legislativo debate adquição de testes de coronavírus em Itabuna
O Legislativo de Itabuna começou a analisar o projeto para autorizar o Município a adquirir testes laboratoriais para detecção do coronavírus (nº 025/2020), por causa da alta incidência de pessoas infectadas pelo vírus na cidade. Assinada pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), a proposta é uma tentativa de combate à epidemia da doença Covid-19, que tanto afeta a rotina da comunidade.
Ficou definido, na reunião de Comissões Técnicas do Legislativo, na segunda-feira (10), como relator o edil Júnior Brandão (Rede), pela Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Redação de Leis e Direitos do Consumidor. Ainda naquela reunião, iniciou-se a tramitação do projeto 05/2020, para implantação da Escola Legislativa Municipal.
O setor deverá ter como norte a capacitação contínua de vereadores, servidores e da sociedade em geral, para aperfeiçoar e fortalecer a missão da Câmara. De autoria da Mesa Diretora, a iniciativa deve aprimorar o exercício daqueles escolhidos pelo voto para representar a população. Assim como demais servidores públicos e a própria sociedade. A relatoria dessa matéria será assinada por Beto Dourado (Solidariedade).
Testagem nas escolas
Escolas estaduais de Itabuna iniciaram a testagem para o novo Coronavírus nesta segunda-feira (10), com funcionários e professores, uma ação do Governo do Estado para conter o avanço da contaminação. A partir de terça-feira (11), o procedimento segue com os estudantes por meio de um cronograma organizado em cada escola e com o agrupamento em ordem alfabética, com o objetivo de evitar aglomeração.
A Prefeitura de Itabuna também autorizou a testagem de alunos, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino,por meio de uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação e Saúde.
A secretária municipal da Educação, Nilmecy Gonçalves, disse que a previsão é que os testes na rede municipal deverão sejam iniciados até o início de setembro. Segundo ela, os dados consolidados irão pautar os relatórios técnicos as autoridades que versarão sobre as atividades educacionais presenciais. Os mesmos dados poderão sugerir ainda a manutenção do adiamento das atividades letivas. A estimativa é que em Itabuna, calculando a quantidade de testes nas redes municipal e estadual, realize 30 mil exames, 20 mil somente na rede pública do município.