Confira 5 documentários Netflix que vão inspirar qualquer empreendedor
Confira uma série de documentários Netflix que você precisa assistir. Quem é empreendedor sabe que, no fundo, a mente está sempre trabalhando em seu negócio. E no fim de semana não é diferente.
Os documentários são histórias reais. Apesar de serem produções artísticas como um filme, se caracterizam principalmente por explorar a realidade. Isso não significa que a história será contada exatamente como aconteceu. Porém, vai representar a realidade, ainda que de forma parcial.
1 – BRINQUEDOS QUE MARCAM ÉPOCA – EM INGLÊS, THE TOYS THAT MADE US
Nesta série, queremos destacar o episódio 2 da primeira temporada que conta a história da boneca Barbie. Você já parou para pensar há quantos anos a Barbie está no mercado? E como ela ainda faz sucesso entre as crianças?
Pois é, a Barbie veio para revolucionar o mercado de bonecas. Criação dos Estados Unidos em 1959, a venda da boneca Barbie representou 80% do faturamento da Mattel até 2007. O fato da Barbie estar no topo de vendas 50 anos após a sua criação merece a primeira colocação nos indicados de melhores documentários Netflix.
Confira como a marca acompanhou a evolução do mercado. Apesar de focar no público infantil, a fundadora deu atenção também a quem iria comprá-las, ou seja, as mães. Era importante considerar o que elas estavam pensando.
2 – INDÚSTRIA AMERICANA – EM INGLÊS, AMERICAN FACTORY
A produção documental conta a história de uma indústria chinesa que se instalou nos Estados Unidos em 2015. O grupo Fuyao se instalou em Ohio, ocupando uma antiga fábrica da General Motors (GM) que havia fechado. A cidade estava tomada pelo desemprego, pois muitos moradores trabalhavam na unidade falida da GM.
A vinda de uma empresa chinesa trazia oportunidades e esperança. Porém não foi nada fácil como o esperado. Confira o choque cultural que os chineses enfrentaram contratando mão-de-obra americana e como isso impactou nos resultados da organização.
3 – COMIDA DE RUA AMÉRICA LATINA – EM INGLÊS, STREET FOOD LATIN AMERICA
Street food é uma série documental que, como o nome diz, fala sobre comidas de rua. São pequenos empresários que dão vida e sabor ao mercado gastronômico nas ruas de grandes cidades da América Latina.
A série documental mostra um pouco dos melhores e mais famosos pontos para se comer bem e barato em nosso continente. E quando eu falo em mais famosos não é exagero, tanto que foram parar na Netflix.
O documentário prova que quando um produto preza pela qualidade, não é necessário ter o glamour de um bistrô para ter fama. Esse é um documentário Netflix que nos enche de esperança ao mostrar quão forte você consegue ser, além de você poder fazer o que gosta.
4 – MESA DE CHEF – EM INGLÊS, CHEF’S TABLE
Aqui temos outro dos documentários Netflix que nos deixam com água na boca. A produção inclusive foi indicada ao Prêmio Emmy. Os chef’s mais renomados do planeta abrem as portas de seus empreendimentos e tem muito a ensinar.
A série documental foca em como é possível reinventar algo que é tradicional, como mostrar outras formas de servir pratos bem conhecidos. Criatividade é a palavra chave do sistema produtivo desses restaurantes.
Mesmo com a fama já alcançada por esses profissionais, eles estão sempre estudando como melhorar seus produtos, um aprendizado importante sobre melhoria contínua de produtos e serviços.
Confira como é possível entender como muitas vezes, o trabalho necessita muito da superação pessoal de quem está a sua frente.
5 – ABSTRATO: A ARTE DO DESIGN – EM INGLÊS, ABSTRACT: THE ART OF DESIGN
E por fim, mais um dos documentários Netflix que ensinam muito. Apesar de falar sobre arte e design, ela aborda a influência dos designers mais inovadores em diversos mercados.
São duas temporadas. Cada temporada focada em um artista. Cada artista atuando em um mercado distinto. Antes mesmo de tocarmos um produto com as mãos, nós os tocamos com os olhos. É aí que entra a principal função do design.
Os episódios nos levam a vários insights sobre layouts, organização e apresentação de um produto ou espaço, por exemplo. A influência do design em nossa vida é inegável. Pode parecer despercebida. Mas ela está em tudo: na fachada do seu negócio, no tênis que você usa, na mesa em que você come.
A meta é repensar na apresentação do seu produto, independente de que tipo for. Qual a experiência o seu cliente tem ao comprar com você.
Fonte: Blog Camila Porto