Brasil já é o sexto país em número de mortes causadas pela covid-19
O Brasil já é o sexto país em número de mortes causadas pela covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde, atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, Espanha e França. Neste sábado (9), o Congresso Nacional decretou luto oficial em homenagem às vítimas do coronavírus,
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, também adotou a mesma decisão do Congresso Nacional e anunciou neste sábado a decretação de luto oficial de três dias em homenagem às vítimas da pandemia de covid-19.
O Brasil confirmou 730 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas e 155.939 casos confirmados. Com isso, o país alcançou 10.627 óbitos em decorrência da doença neste sábado. Pressionado pelas críticas que recebeu, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistiu de realizar um churrasco no Palácio do Alvorada hoje. Ele mesmo havia anunciado que faria, mas neste sábado classificou o evento como “fake”.
A situação dramática ganha tons surreais por causa do comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que segue defendendo o relaxamento da quarentena para socorrer a economia e trata o tema com ironia.
Após dizer “e daí?” quando o total de mortos ultrapassou os da China dias atrás, agora o mandatário anunciou, em tom de ironia, que planeja um churrasco com centenas de pessoas em sua residência em Brasília. “Se dependesse de mim, grande parte já estaria trabalhando”, insistiu.
Situação na Bahia
A Bahia registrou 5.088 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.316 pacientes recuperados e 190 óbitos, 3.579 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.628 notificações. Até o momento, 646 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Esta elevação reflete somente a correção de inconsistências entre as bases de dados nacionais, estaduais e locais, não existindo a contaminação de 318 profissionais nas últimas 24 horas. Na oportunidade, conforme já anunciado anteriormente, a partir da próxima semana, os profissionais de todas as unidades públicas deverão ser testados regularmente em intervalos de 14 a 21 dias.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Óbitos
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 190 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (3); Capim Grosso (3); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (11); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (2); Jitaúna (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (121); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vera Cruz (1); Vereda (1) e Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste sábado (9).