Governo da Bahia desmente fake news com vídeo do carnaval de 2017
O Governo do Bahia esclarece que um vídeo compartilhado em redes sociais e no qual aparece o governador Rui Costa, acompanhado por uma comitiva de empresários chineses, sendo cumprimentado pelo cantor Bell Marques, foi gravado no carnaval de 2017, em Salvador.
Nas imagens, registradas em um dos circuitos da festa, o cantor faz menção sobre o Estado estar preparado para combater o zika vírus e não o novo coronavírus, como dizem as postagens que estão circulando no whatsapp, twitter e outras redes sociais. Cabe também ressaltar que o vírus da Zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti, por isso a festa popular foi mantida naquele ano.
Naquela ocasião, o grupo de executivos chineses esteve na Bahia para avaliar a possibilidade de investir em empreendimentos no estado. Além de Salvador, o grupo percorreu o trecho entre o oeste baiano e o sul do estado, em Ilhéus, onde está em implantação a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O governador e vários secetários do Governo da Bahia acompanharam a comitiva chinesa na viagem pelo estado.
O governador Rui Costa repudia com veemência a vinculação de sua imagem a uma possível conspiração para disseminação da Covid-19. “Essa é mais uma das estratégias de disseminação das fake news por parte daqueles que no momento de combate a uma pandemia preferem promover crise e causar instabilidade. Esse tipo de atitude não será tolerada e já estamos adotando as medidas cabíveis. O nosso único foco deve ser salvar vidas”.
Na terça-feira (5), o governador encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que visa combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em todo o estado. O projeto estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas.