Trump sugere restringir voos do Brasil por causa de “surto” da Covid-19
O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (28) que o Brasil enfrenta um “grande surto” do novo coronavírus e sugeriu que pode proibir voos de países latino-americanos aos Estados Unidos. As declarações foram dadas durante um encontro com o governador da Flórida, Ron DeSantis, na Casa Branca, que disse estar preocupado com o avanço.
Questionado por um jornalista sobre os voos entre esses países e a Flórida, DeSantis disse que as companhias aéreas devem testar os passageiros antes de eles embarcarem. Trump então interrompeu a resposta e questionou se o governador gostaria que ele proibisse a chegada de voos do Brasil ao Estado. “Você gostaria que cortássemos o Brasil?”, perguntou. “Não necessariamente”, respondeu o governador, sugerindo a adoção da tecnologia para monitorar os passageiros.
O presidente insistiu no questionamento e pediu que DeSantis avisasse ao governo federal caso esses voos se tornem um problema para a Flórida. “Se eles estiverem trazendo [o vírus] para os Estados Unidos, com certeza”, emenda o governador.
Na entrevista, Trump afirmou que o governo federal está trabalhando com as companhias aéreas para que elas testem os passageiros antes do embarque. O setor é um dos mais afetados pela pandemia.
Casos no Brasil – Segundo levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde. Foram registradas, até a manhã de hoje (28) 4.674 mortes provocadas pela Covid-19 e 68.188 casos confirmados da doença em todo o país.
Casos na Bahia – A Bahia registra 2.540 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 514 pacientes recuperados e 86 óbitos, 1.940 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
No momento, 275 pacientes confirmados para Covid-19 em toda a Bahia encontram-se internados, sendo 89 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.614 notificações. Hoje temos 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Óbitos – A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 86 mortes pelo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Salvador (49); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até às 12h horas desta terça-feira (28).
Com informações do Valor Globo e Sesab-BA