Rui diz que Estado pode proibir circulação de pessoas em Ilhéus e Itabuna

Rui Costa disse, nesta sexta-feira (24) que o Estado pode decretar a proibição de circulação de pessoas em Ilhéus e Itabuna se o número de casos confirmados do novo coronavírus continuar aumentando como vem ocorrendo nos últimos dias. A declaração do governador da Bahia foi feita durante o programa “Papo Correria”, transmitido pelas redes sociais.

“Se nós não reduzirmos a taxa de crescimento de 30%, vamos proibir a saída de qualquer pessoa na rua, porque senão haverá dezenas de mortes em Ilhéus e Itabuna se esse quadro continuar”, declarou o governador. No pronunciamento, ele fez um apelo dramático à população: “como pai de família, como cidadão, peço a você de Ilhéus e Itabuna que fique em casa., pois a taxa de crescimento dos casos confirmados é insuportável e isustentável”.

Para ressaltar a necessidade de medidas mais enérgicas nas duas cidades, Rui exibiu um vídeo ccom imagens do centro de Ilhéus, feitas hoje, mostrando muitas pessoas circulando no calçadão da Rua Marquês de Paranaguá, aglomeradas em filas, sem máscara e desrespeitando decreto municipal que suspendeu as atividades comerciais desde 23 de março.

O governador chamou atenção para a gravidade do surto da Covid-19 nos estados do Amazonas, Pará e Rio de Janeiro, onde já existem casos de médicos sendo obrigados a escolher quem colocar no respirador artificial em UTIs. “Não é possível assistir a cenas como estas de Ilhéus, onde a população age como se nada estivesse acontecendo”, enfatizou Rui.

Boletim – O último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgado no final damanhã de hoje, informa que o estado registra 1.962 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 202 profissionais de saúde. Considerando o número de 446 pacientes recuperados e 64 óbitos, 1.452 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados da Covid-19, até a noite de quinta-feira (23), somavam 127 em Ilhéus e 104 em Itabuna. O secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, que também participou do programa, disse que vários municípios da Bahia estão montando unidades de triagem para identificar casos de coronavírus. “Estamos pedindo a todos os prefeitos e prefeitas que instalem essas unidades, para evitar que pacientes contaminados sejam atendidos nas unidades básicas e de emergência”,explicou o secretário.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.