Corpo de Bombeiros da Bahia monta máscaras produzidas em impressora 3D
As unidades do Corpo de Bombeiros Militar do sul da Bahia se uniram por uma boa causa. Os 4º, 5º e 7º Grupamentos de Bombeiros Militar (GBM/Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista) participam do processo de aquisição de matérias-primas, produção, transporte montagem de máscaras 3D, doadas para profissionais de unidade de saúde da região.
Seis caixas de filamento PLA, utilizado na fabricação dos equipamentos de proteção individual facial, foram entregues ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrotônica de Ilhéus (Cedepi). A viseira é construída com a base de folhas de acetato, doadas pela prefeitura de Ilhéus.
EPI – O suporte produzido em 3D é encaminhado à sede do 5º GBM (Ilhéus), onde os bombeiros unem base e viseira e montam o EPI. O capitão Uilson Ferreira, comandante da unidade, enfatizou que o grupo já iniciou a produção da quinta remessa de máscaras. “Já enviamos para diferentes profissionais. Iniciamos o quinto lote, que deve ser entregue na próxima sexta-feira (24)”, antecipou o oficial.
O bombeiro revelou que desde o início do projeto, que tem o apoio de empresas privadas e entidades públicas, já foram confeccionadas mais de 320 máscaras. De acordo com o comandante do 7º GBM, tenente-coronel Valdir Ferreira de Oliveira Júnior, a ação beneficia os militares e outros profissionais que podem ter contato com pacientes infectados com a Covid-19.
O Corpo de Bombeiros também reforça, diariamente, as orientações de combate e prevenção à doença determinadas pelo Governo do Estado. “Além das campanhas de arrecadação de alimentos e produtos de higiene, também circulamos diariamente pelas ruas conscientizando a população sobre a importância do isolamento social”, finalizou o tenente-coronel.
Makers – Cerca de 30 mil protetores faciais já foram entregues gratuitamente em 10 cidades baianas, por uma rede de makers, profissionais que colocam a mão na massa para fazer, por eles mesmos, diversos equipamentos. Camaçari e Dias D’ávila foram as localidades mais recentes a serem contempladas com o projeto que também está em andamento em cidades como Salvador, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Ipiaú, Jitaúna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Lauro de Freitas, Valença, Alagoinhas, Irecê, Barreiras e Cruz das Almas.
Conteúdo produzido pela Secom-BA