Bancários alertam sobre risco das filas para saque do auxílio emergencial
Os bancários da Caixa Federal estão preocupados com as aglomerações e filas que estão se formado diante das agências do banco, em busca do pagamento do auxílio emergencial. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a categoria passa pela maior operação de pagamento de benefícios e bancarização da história do Brasil. A entidade reitera o pedido para que a população não se dirija às agências, por conta do risco de contaminação pelo coronavírus.
O pedido é mais do que especial por vir dos milhares de trabalhadores que serão responsáveis pelo pagamento dos $ 4,7 bilhões do benefício disponibilizado a 9.426.703 brasileiros do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e do Bolsa Família, a partir desta semana.
Não saia de casa – A secretária de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt, representante da entidade nas negociações com a Caixa, lembra que os bancários estão trabalhando para possibilitar que a população não precise sair de casa. “Todos estão trabalhando muito para fazer o melhor atendimento possível. Quem está na agência, inclusive está correndo risco. Só vá na agência se realmente for necessário. Do contrário, a recomendação é ficar em casas e usar os meios digitais.”
Após ter sido efetivado um primeiro lote de informações dos brasileiros que efetuaram o cadastro pelo aplicativo Caixa Tem e pelo site auxilio.caixa.gov.br, e cumprem os critérios de elegibilidade de acordo com a Lei 13.982/2020 – previsto para esta terça-feira (14), a liberação do valor, de acordo com a opção do cidadão, se iniciará a partir da quinta-feira (16).
Bolsa Família – Aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito. Nesta semana receberão 2.719.810 beneficiários do programa, conforme calendário:
Quinta-feira (16):
• 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1.
Sexta-feira (17):
• 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2.
Cadastro Único – Os inscritos no CadÚnico até 20 de março que não façam parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o auxílio emergencial na Poupança Social Digital Caixa ou em conta no Banco do Brasil. Estão incluídas nesse grupo as mulheres chefes de família monoparental.
No caso da Poupança Social Digital Caixa, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento.
Confira o calendário abaixo:
Terça-feira (14)
• Crédito para 831.013 pessoas, sendo: o Poupança Digital Caixa – a partir de 12 horas 557.835 pessoas, nascidas em janeiro, ou conta no Banco do Brasil 273.178 pessoas
Quarta-feira (15)
• Poupança Digital Caixa
1.635.291 pessoas, nascidas em fevereiro, março e abril
Quinta-feira (16)
• Poupança Digital Caixa
2.282.321 pessoas, nascidas em maio, junho, julho e agosto.
Sexta-feira (17)
• Poupança Digital Caixa
1.958.268 pessoas, nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro.
Poupança Digital Caixa – Os bancários ressaltam que não é necessário ir a agências ou lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial. A Caixa abrirá automaticamente uma conta de poupança digital para os brasileiros aptos a receber o auxílio emergencial.
Os que receberem o crédito por meio dessa conta poderão, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.
O acesso e movimentação da poupança digital ocorrerá pelo app Caixa Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. O aplicativo é de fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.
Na data prevista para início do saque em espécie, o cliente terá esta opção habilitada no aplicativo. Bastará informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Saque em dinheiro – Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque.
Os bancários reforçam: os recursos creditados na Poupança Digital podem ser utilizados por meio do app Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.
Atenção ao calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
4 de maio – nascidos em setembro e outubro
5 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Com informações da Contraf-CUT