Casos confirmados de coronavírus aumentam para 29 em Ilhéus
Os casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Ilhéus subiram de 27 para 29 nesta sexta-feira (10), conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Até às 18 horas, Ilhéus registrou mais dois diagnósticos positivos da doença. Trata-se uma mulher, de 26 anos, residente no Basílio e de um homem, de 43 anos, morador do Nelson Costa.
Atualmente, a cidade contabiliza 147 casos descartados, 28 sob investigação (aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen), 197 casos suspeitos de síndrome gripal, monitorados pela Central Covid-19 e 42 atendimentos, entre informações, dúvidas e demais solicitações, além de 11 curas clínicas do coronavírus. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou, na última quinta-feira (9) , o primeiro caso confirmado de óbito por Covid-19 na cidade.
“As chances de contaminação devem aumentar significativamente se as recomendações e os cuidados não forem seguidos com rigor. Precisamos manter o distanciamento social, pois essa é uma medida eficaz para evitar a disseminação do vírus”, alertou o prefeito Mário Alexandre.
Cura clínica – Aumentou para 11 o número de pessoas que receberam alta da quarentena da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Nesta sexta-feira (10), mais cinco pacientes tiveram cura clínica. Fernanda Pinto, médica responsável pelo acompanhamento dos casos confirmados de coronavírus em Ilhéus, explica que esses pacientes atenderam às recomendações definidas pelo Ministério da Saúde, após passarem 14 dias em isolamento domiciliar.
“Nos casos leves, consideramos a recuperação após 14 dias do início dos sintomas. Após esse período, os pacientes devem estar assintomáticos e não devem mais fazer o uso de medicamentos. Então, são ditos recuperados e recebem alta. Porém, eles precisam seguir as recomendações direcionadas à comunidade em geral, mantendo os cuidados de higiene pessoal”.
Até às 11 horas desta sexta-feira (10), Ilhéus registrou 27 diagnósticos positivos da doença. Ao todo, foram cinco novos casos nas últimas 24 horas. A Central Covid-19 monitora 204 casos suspeitos de síndrome gripal. Outros 144 casos foram descartados e oito estão sob investigação, aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen – BA). Diante do crescimento de pessoas infectadas, o prefeito Mário Alexandre intensificou o pedido de manutenção do distanciamento social.
“As medidas preventivas devem ser respeitadas, pois só assim será possível bloquear a cadeia de transmissão viral. O trabalho é conjunto, não é apenas das equipes que atuam na linha de frente, mas de toda a população. Dependemos da consciência e do esforço de cada um. Vamos ficar em casa. Vale a pena, salva vidas”.
Cuidados e prevenção – Para evitar a propagação do vírus, os órgãos de saúde recomendam medidas básicas de higiene, dentre elas:
– Lavar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com frequência, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%,e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.