Alunos da rede pública podem acessar cursos online gratuitamente
Alunos da rede pública podem acessar cursos online do ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) gratuitamente. Até 30 de junho de 2020, conteúdos de Português e Matemática estão disponíveis para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
Frente ao cenário da pandemia de COVID-19, que acarretou na suspensão das aulas presenciais em todo o país, a rotina de muitos estudantes mudou. Em tempos de isolamento social, estudar a distância se tornou uma prática comum e necessária. Enquanto escolas particulares contam com plataformas virtuais para distribuírem aos seus alunos o conteúdo das aulas, a rede pública ainda não conta com essa ferramenta disponível para todos.
Pensando nisso, o ISMART abriu sua plataforma, que reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai muito além das salas de aula. Em 2019, 89% dos alunos do 3º ano do ensino médio, bolsistas do ISMART Online, foram aprovados em universidades de excelência no Brasil.
No período entre 03 de abril a 30 de junho de 2020, alunos da rede pública do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio poderão acessar conteúdos educacionais de qualidade e manter o ritmo de aprendizado mesmo enquanto as escolas estiverem fechadas.
Cadastro – Para ter acesso ao conteúdo, os alunos devem acessar o site do ISMART (http://www.ismart.org.br/) e se cadastrar clicando no informativo referente à inscrição nos cursos gratuitos. Logo no início do cadastro, é possível selecionar o curso específico para sua série escolar, e seguir o passo a passo informado na página. Em caso de dificuldades para a realização do cadastro, os estudantes podem entrar em contato com o suporte da plataforma ([email protected]), com retorno em até 72 horas úteis. Para evitar problemas técnicos, a dica é utilizar os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, que são os mais indicados para realização das atividades da plataforma.
Os cursos estarão disponíveis até o dia 30 de junho e, após esse período, a plataforma estará fechada e o conteúdo será acessível exclusivamente aos alunos regulares do ISMART Online, selecionados por meio do processo seletivo, como de praxe. Para os alunos do 9º ano que desejarem saber mais sobre o ISMART – e ter a chance se tornar um aluno regular do projeto -, é possível ainda participar do processo seletivo, que está com as inscrições abertas até o dia 10 de junho. Serão mais de mil vagas para se tornar bolsista do ISMART.
Com o objetivo de formar alunos protagonistas, com o melhor desempenho acadêmico, o ISMART oferece acesso a uma plataforma de estudos com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação. Os alunos que se destacam no projeto têm mais chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudo presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.
Sobre o ISMART – Criado em 1999, o ISMART é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.