Carnaval consciente: caia na folia de uma forma mais sustentável

Já é quase Carnaval, cidade! Milhares de foliões começam a sair às ruas para curtir uma das datas mais esperadas do calendário nacional. E, com tanta gente aglomerada, a produção de resíduos ganha proporções exponenciais, daí a nescessidade de um carnaval consciente. Em 2019, por exemplo, a Limpurb recolheu 1,1 mil toneladas de lixo durante o período momesco em Salvador.

Mas pequenas atitudes podem ajudar a reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Um bom exemplo para um carnaval consciente é a reutilização de materiais para fazer adornos e fantasias. Fique atento a outras dicas para tornar seu carnaval mais sustentável:

Não utilize confetes e serpentinas laminados- Apesar de bem mais chamativos, esses produtos de plástico laminado demoram anos para se decompor na natureza. Além disso, são muito perigosos pois, se entrarem em contato com a rede elétrica, podem causar graves acidentes. Uma opção é abusar da criatividade, usando folhas secas coloridas ou chuva de arroz. Importante mesmo é se divertir com alegria e responsabilidade!

Maquiagem ecológica está na moda – Usar maquiagem é quase indispensável. O glitter, brilho e iluminadores nunca estiveram tão em alta. Mas o glitter convencional é um microplástico que prejudica a fauna, flora e todo o ecossistema marinho. Por isso, a escolha do produto certo emum carnaval consciente contribui com as futuras gerações. Se possível, opte sempre por produtos 100% veganos. Seguindo a tendência de cores e brilho, sem deixar de cuidar do meio ambiente, a marca O Boticário acabou de lançar a coleção Intense Carnaval, totalmente ecofriendly.

Copos permanentes são um luxo –  Os copos podem fazer parte da fantasia, você sabia? Coloridos e práticos, podem ser até personalizados e ajudam o folião a levar a bebida a tiracolo, evitando a geração de resíduo e descarte desnecessário de copos plásticos.

Lixo é para ser jogado no lixo – A alegria do Carnaval não pode ser desculpa para relaxar com o cuidado com o meio ambiente. Na hora de jogar fora qualquer tipo de resíduo, procure a lixeira mais próxima. Lixo na rua causa poluição, entope bueiros e ainda polui o meio ambiente.

Todos juntos e com motorista da vez – Essa é uma dica que também cuida da segurança do folião. Ir em turma para os blocos, bailes e desfiles otimiza o transporte, com menor impacto no trânsito e ajuda na proposta de um carnaval consciente. E não esqueça de combinar o motorista da vez, pra evitar riscos da combinação perigosa de álcool e direção.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.