Blocos de rua agitam Ilhéus a partir deste sábado (15)
Os tradicionais blocos de rua agitam Ilhéus a partir deste sábado (15), quando desfilam Muringuetes e Vaca das Divinas Tretas, no Pontal e Sapetinga. O tradicional Chapi Chapi, com 33 anos de história, reúne foliões no domingo (16), na Praça Santa Rita, por volta das 15 horas. Com apoio da Prefeitura, blocos tradicionais e a população curtem e protagonizam o Carnaval do Povo, uma das maiores manifestações culturais da cidade.
Serão mais de 20 blocos de rua e eventos para embalar os foliões no Carnaval do Povo, com circuitos também na Zona Sul e Avenida Soares Lopes. A Prefeitura disponibilizou dois mini trios na Avenida Soares Lopes à disposição dos blocos, bem como vai garantir aos ilheenses e turistas serviços essenciais de saúde, trânsito e segurança, durante o período festivo.
Programação – De 21 a 25 de fevereiro, Ilhéus realiza a tradicional festa de Carnaval. Alguns circuitos mais antigos resistem ao tempo e se consolidam, como o Bar do Jorginho, no Pontal, conhecido reduto carnavalesco, que contará com uma estrutura de palco para apresentações de bandas ao som das tradicionais marchinhas e apresentações musicais.
Na sexta-feira do dia 21 de fevereiro, o tradicional bloco Zé Pereira terá concentração às 19h no Bar do Jorginho com a banda flor do Caribe. A saída do bloco será meia noite, na abertura oficial do Carnaval do Povo.
No sábado (22), o bloco Parados na Praça começa a animação na Praça do Pontal, a partir das 15h, seguido do Unidos da Tijuca, que desfilará até o dia 25 a partir das 18h, e Adecopa, com concentração às 19h na Praça do Pontal. Às 20h, no bar do Jorginho, terá a apresentação de Bárbara Show.
No mesmo dia, no bairro Hernani Sá, o filantrópico bloco da Família abrirá os festejos no bairro com concentração às 17h na praça principal, com saída às 18h30min ao som das bandas Alana Lima, Nego e o Grupo DNA. Às 19h30 do sábado, será a vez do bloco Soberanas do Salto, seguido pelo desfile do bloco Curupanga às 21h, também no Hernani Sá.
Avenida – Na Avenida Soares Lopes, os blocos de rua independentes que se credenciaram junto à Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) vão desfilar de forma espontânea, dos dias 22 a 25 de fevereiro. No sábado (22), o circuito na avenida vai abrir às 17h, com desfile dos blocos As Super Poderosas, 18h Me Abraça e Me Beija, 19h30 As Thi Aguetes e arrastão do Deboche. A Secult informa que o horário do circuito precisou ser postergado para as 17h em razão do encontro Feira das Nações, que acontece no período da tarde.
No domingo, dia 23, a programação começa com o bloco Parados na Praça, do Pontal. Às 16h, a programação segue com a lavagem do Bar do Jorginho no bairro, com o som de Karine Gomes. No Hernani Sá, o agito começa às 17h com o bloco Pirulito. Já às 18h30min é a vez do Bloco Traknagem descer a avenida Silvio Silva. O bloco Suingueira segue com a festa no Hernani Sá às 20h30.
Na segunda (24), a partir das 15h, o Pontal recebe os blocos Seca Copo e Os Mascarados. Na Soares Lopes, a folia da avenida neste dia fica por conta do bloco Me Abraça e Me Beija, às 16h. No circuito do Hernani Sá, a segunda de carnaval começa às 18h com o bloco Amantes do Samba, seguido pelo bloco Pipoca às 20h, ao encerrar a festa momesca de 2020 no bairro.
Na terça-feira de Carnaval, o dia 25 começa às 15h com o bloco Os Travestidos, na Avenida Soares Lopes, e, o bloco Afro Dilazenze desfila a partir das 18h no circuito. Já no Pontal, a festa começa às 16h com atração Paulinho Xoxô no Bar do Jorginho, no último dia da folia.