Caravana do Lazer leva atividades para Itabuna nesta quinta, 3


A equipe técnica do Programa Caravana do Lazer desembarca em Itabuna, no sul baiano, nesta quinta-feira (3). Atividades de formação de agentes e práticas de lazer para crianças, jovens e adultos serão disponibilizadas gratuitamente até domingo (6).

Como primeira atividade da Caravana do Lazer, a formação dos agentes de lazer ocorrerá na quinta (3) e sexta (4), no Conjunto Residencial Gabriela/Jubiabá, localizado no bairro de Nova Ferradas, das 8h às 12h. Já o sábado (5) e o domingo (6) serão destinados às atividades do Dia de Lazer, momento no qual os agentes põem em prática tudo o que aprenderam nos dois dias de capacitação.

As atividades da Caravana do Lazer no sábado (5) ocorrem das 8h às 12h, na Praça do Condomínio Grabiela. Já no domingo (6), no mesmo horário, a Praça Alice Monteiro, localizada no bairro Santo Antônio, recebe a última atividade do programa na cidade.

A Caravana do Lazer é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), desenvolvido com o apoio de Prefeituras. A ação prevê a formação de agentes comunitários e multiplicadores, que passam a ser responsáveis pelo desenvolvimento da prática de lazer em seu município.

Idealizado e desenvolvido pela Sudesb a partir de 2008, o Programa Caravana do Lazer é uma importante ação de formação de agentes comunitários para o desenvolvimento de práticas de lazer. Este programa atende, prioritariamente, a municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e com alta vulnerabilidade social. A sua execução é desenvolvida por equipe técnica da Sudesb, formada por profissionais de educação física e com experiência na área de lazer comunitário e eventos, que desenvolve ações em municípios baianos, buscando a educação, integração social e a convivência pacífica das populações.

A preparação dos agentes municipais é feita por meio de uma formação de multiplicadores, com duração de 26 horas. O programa capacita, em média, 80 agentes por cidade, que ao final recebem certificados que os qualificam como agentes de lazer no município. O aprendizado adquirido é colocado em prática nas atividades recreativas realizadas no Dia de Lazer, ponto alto da ação e que reúne milhares de crianças/jovens a cada edição.

Com informações da Secom Bahia

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.