3ª Flipelô agita Salvador com cinco dias de atividades gratuitas

A 3ª Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) reafirma Salvador no cenário nacional de eventos literários. De 7 a 11 de agosto, o evento ocupa diversos espaços, com uma programação cheia de literatura para todos os gostos e idades, além de apresentações teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica.

Durante cinco dias (de quarta-feira a domingo), a programação oficial da Flipelô 2019 conta com mais de 120 atividades, todas gratuitas. Diversas atividades culturais ocupam espaços espalhados pelo Centro Histórico de Salvador, se incorporando à Flipelô e contribuindo para que a festa possa abraçar um número maior de participantes.

A Flipelô é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado com correalização do SESC e, na sua 3ª edição, presta uma homenagem ao poeta Castro Alves. Entre as presenças confirmadas, estão Martinho da Vila, Arnaldo Antunes, Aleilton Fonseca, Ignácio de Loyola Brandão, Jaime Sodré, João Meirelles, Mabel Veloso, Max Annas e palestrantes de diversos segmentos literários.

Feira da Sé – Mais de 80 expositores nos segmentos de artesanato, antiguidades, artes visuais, literatura, moda e gastronomia integram a edição especial da Feira da Sé, durante a 3º Flipelô. A programação também conta com atrações artísticas e culturais, entre roda de capoeira, grupos de percussão, apresentações musicais, poesia e até uma vila de cerveja artesanal.

No segmento de artesanato, além da presença de artesãos baianos e novos designers, o público poderá aproveitar a participação da Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM), com peças de cerâmica. Já em antiguidades, estarão presentes os principais antiquários da Rua Ruy Barbosa, local tradicionalmente conhecido por essa atividade na capital baiana.

A Rota Gastronômica “Amados Sabores” esse ano é inspirada no livro “A cozinha praia da Bahia”, de Guilherme Radel. De quinta-feira (8) a domingo (11), a programação oferece diversas atividades para o público infantil, com apresentações, oficinas de arte e contação de estórias.
Casa de Jorge Amado – A Fundação Casa de Jorge Amado é uma ONG sem fins lucrativos que preserva, divulga e pesquisa o acervo de Jorge Amado e apoia estudos sobre a literatura baiana. É também um fórum de debates sobre cultura baiana, discriminação racial e social. Fundada em 2 de julho de 1986,está instalada em imóvel colonial do século XIX, no Largo do Pelourinho, sítio reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A Casa de Jorge Amado abriga, em seus quatro andares, uma exposição permanente do acervo do escritor. Trata-se de diversas edições dos seus romances, com traduções em 49 idiomas, fotografias, vídeos, cartazes e objetos que se relacionam com o autor e com sua obra. Arquivos de cartas, manuscritos e documentos diversos estão à disposição de pesquisadores e estudiosos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.