Obras de Ruy Póvoas e Rita Santana em exposição no metrô de Salvador
Obras dos escritores grapiúnas Ruy Póvoas e Rita Santana compõem exposição sobre língua portuguesa que reúne 16 totens com referências históricas sobre a formação da língua e está exposta em estações de metrô de Salvador. História, curiosidades e homenagens. É assim que a exposição “Língua Portuguesa: Pontos que nos unem” celebra a beleza da nossa língua.
E para homenagear o idioma que atravessou o Oceano Atlântico, a exposição está aberta ao público, nas Estações de Metrô Pirajá, Rodoviária e Aeroporto, em Salvador. A mostra é uma iniciativa do Consulado Geral de Portugal na Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da Cátedra Fidelino de Figueiredo – Instituto Camões/UNEB e com a CCR Metrô Bahia.
A exposição reúne 16 totens com referências históricas sobre a formação da língua portuguesa, curiosidades em torno da gramática e citações de escritores mundialmente famosos como o moçambicano Mia Couto e o português Fernando Pessoa. Segundo a professora Dra. Rita Aparecida Santos, titular da Cátedra e curadora da exposição, o objetivo é reforçar a importância da nossa língua. “A língua portuguesa é claramente o que nos une. Uma língua multifacetada, variada, que faz com que a gente se reconheça do outro lado do mundo, seja na África, em Portugal ou nas Américas”.
Para o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, a língua portuguesa reforça na cultura brasileira a pluralidade de sua gente. “São vários os sotaques e expressões vindos de todos os cantos do país, o que faz do nosso idioma uma língua viva e pulsante”. A mostra “Língua Portuguesa: Pontos que nos unem” integra o projeto Vem pra Cá da CCR Metrô Bahia, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô de Salvador e Lauro de Freitas. A exposição é gratuita e segue até o dia 31 de maio.