Parceria garante água encanada para aldeia tupinambá em Ilhéus

O prefeito Mário Alexandre recebeu o cacique Ramon Tupinambá, nesta terça-feira (22), na sede da Prefeitura de Ilhéus, e assinou termo de compromisso para a implantação do sistema simplificado de abastecimento de água da Aldeia Tucum. Também participou do encontro o engenheiro civil Ramires Carvalho, representante da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB).

Cinquenta e seis famílias do povo tupinambá de Olivença vivem na Aldeia Tucum, localizada perto do Cururupe, no litoral sul de Ilhéus. A população local usa a água do rio Curupitanga para tomar banho e na rotina de higienização das residências. Já a água potável vem da cisterna compartilhada por toda a comunidade. Com a parceria entre o município e a CERB, cerca de duzentos índios tupinambás passarão a ter água encanada nas suas casas.

Segundo o Cacique Ramon, um contingenciamento de recursos públicos do governo baiano havia atrasado o início da obra. Com o termo de compromisso do município, a comunidade obteve autorização para receber o empreendimento. “Na sexta-feira, 25, uma equipe da CERB virá à aldeia para fazer o levantamento das casas e decidir onde instalar o reservatório”, explicou.

Segundo relatório da Anai, disponível na internet, em Tucum há 38 casas e uma escola, feitas por seus próprios moradores. Terra e madeira, são os principais elementos de construção que as fazem frescas e seguras. Uma escola reconhecida pelo Governo Federal acolhe 32 crianças de 3 a 11 anos e conta com duas professoras dedicadas a formar indígenas com identidade e conhecimentos de sua própria historia.  Os indígenas produzem colares, pulseiras, brincos, adornos e outros artesanatos, com madeira, fibra de piaçava, pedras e outros elementos naturais.

O cacique Ramon diz que outras comunidades, como a de Serra Negra, também querem ter melhor acesso à água potável. Garantir a expansão do sistema de abastecimento é o próximo desafio em vista.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.